Pular para o conteúdo principal

Por que os links de notícias e informações aparecem menos no Facebook? Veja o que está por trás disso



Nos últimos anos, muita gente que trabalha com internet, como jornalistas e criadores de conteúdo, notou que seus links estão sendo vistos por menos pessoas no Facebook. Essa rede social, que já foi uma das melhores para divulgar notícias, agora parece não ajudar tanto quem quer compartilhar informações. 

Mas por que isso está acontecendo? Um dos motivos principais tem a ver com as mudanças que o Facebook fez no seu sistema. Em 2018, eles disseram que iam dar mais espaço para postagens de amigos e familiares, em vez de conteúdos de empresas ou sites de notícias. A ideia era melhorar o que eles chamam de "interações significativas" entre as pessoas.

Isso quer dizer que o Facebook passou a mostrar mais as postagens que geram comentários e reações, como curtidas e corações. Mas links para outros sites não costumam ter tanta participação assim, então eles acabaram sendo vistos por menos gente.

Outra coisa que mudou é o tipo de conteúdo que o Facebook prefere. A rede está investindo muito em vídeos, principalmente aqueles mais curtos, para competir com outras plataformas como o TikTok. Isso faz com que vídeos apareçam mais para os usuários, enquanto os links ficam para trás.

Essa preferência por vídeos não é à toa. Vídeos fazem com que as pessoas fiquem mais tempo no Facebook, e isso é bom para os negócios da empresa. Links levam as pessoas para fora do Facebook, e isso não é interessante para eles.

O problema das fake news também influenciou muito nisso. Para combater notícias falsas, o Facebook criou regras que diminuem a visibilidade de links que eles consideram pouco confiáveis. O problema é que, junto com esses links ruins, muitos sites sérios também acabaram sendo prejudicados.

Outro ponto é que agora está mais caro conseguir que os links sejam vistos. Para que um link alcance muitas pessoas, muitas vezes é preciso pagar por anúncios. O Facebook está cada vez mais focado em ganhar dinheiro com espaços pagos, o que torna mais difícil para quem não pode investir tanto.

O que fazer para driblar essa situação? Se você trabalha com conteúdo e quer que ele seja visto, aqui vão algumas dicas:

  • Use outras redes sociais: Não dependa apenas do Facebook. Tente divulgar no Instagram, TikTok, Twitter ou até mesmo no LinkedIn.

  • Crie vídeos curtos: Como o Facebook gosta muito de vídeos, adaptar seu conteúdo para esse formato pode ajudar bastante.

  • Incentive as pessoas a comentarem: Postagens que geram conversa têm mais chance de serem vistas por mais gente.

  • Use e-mails e o Google: Invista em enviar seu conteúdo por e-mail ou em melhorar seu site para que ele apareça mais nos resultados do Google.

O Facebook mudou muito e hoje funciona de forma diferente de alguns anos atrás. Para quem trabalha com internet, isso significa que é preciso se adaptar. Apesar das dificuldades, ainda há jeitos de fazer seu conteúdo chegar às pessoas, mas isso exige criatividade e novos formatos. Fique atento às mudanças e busque sempre novas estratégias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ganhar engajamento no Instagram e lucrar de verdade

O Instagram é uma das redes sociais mais populares, com mais de um bilhão de usuários ativos. Em 2025, ele continua sendo uma ótima maneira de ganhar dinheiro, mas as ferramentas e as tendências estão mudando. Vamos ver como você pode aproveitar essas mudanças para aumentar seus ganhos no Instagram neste ano. 1. Construa uma Presença Autêntica e com Foco no Seu Nicho Autenticidade é a chave! Hoje em dia, as pessoas buscam conexões reais, e isso é o que vai fazer você se destacar. Escolha um nicho que você realmente goste, como saúde, moda ou tecnologia, e crie conteúdos que ajudem as pessoas, como dicas e tutoriais. Dicas: Escolha um nicho que você ame e que tenha a ver com seus conhecimentos. Mantenha uma aparência visual consistente, usando sempre os mesmos cores e estilo. Interaja com seus seguidores respondendo comentários e mensagens. 2. Use o Poder dos Vídeos Os Reels e os específicos ao vivo continuam a ser os formatos que mais atraem atenção. O Instagram gosta de vídeo, então v...

10 dicas de como usar o Facebook para alavancar o conteúdo do seu site ou blog

  O Facebook é uma rede social enorme, com bilhões de pessoas usando todos os meses. Se você tem um site ou blog, pode usar o Facebook para atrair mais visitas, ganhar novos seguidores e criar uma comunidade. Mas, para isso, não adianta postar qualquer coisa de qualquer jeito. É preciso ter um plano! Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a ter mais resultados. Descubra Quem é Seu Público Antes de tudo, você precisa saber quem são as pessoas que podem gostar do seu conteúdo. Pense: Quem são elas? São jovens, adultos, estudantes? O que elas gostam de ver no Facebook? Vídeos, textos curtos, imagens? Você pode usar ferramentas como o "Facebook Insights" (se tiver uma página) ou observar os comentários e postagens em grupos do seu tema. Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será criar posts que eles vão curtir e compartilhar. Lembre-se de que conhecer o público vai além de dados demográficos. Tente entender suas dores, desejos e motivações. Isso ajuda a cria...

O futuro ao alcance dos Qubits: Como a computação quântica pode redefinir nosso mundo

Já imaginou um tipo de computador que pode resolver problemas incríveis, que os melhores computadores de hoje não conseguem? Isso é o que a computação quântica promete fazer. Pode parecer complicado, mas vou te explicar de um jeito simples como essa tecnologia pode mudar o mundo e a nossa vida. Nos computadores que usamos hoje, tudo funciona com bits, que são como pequenos interruptores que só podem estar ligados (1) ou desligados (0). Na computação quântica, temos os qubits, que são bem diferentes. Eles conseguem estar ligados e desligados ao mesmo tempo! Parece magia, mas é algo que acontece por causa das leis da física quântica. Com isso, os qubits conseguem fazer vários cálculos ao mesmo tempo. Imagine um super quebra-cabeça que demoraria anos para ser resolvido em um computador normal. Um computador quântico poderia fazer isso em minutos. Hoje em dia, nossos dados na internet são protegidos por códigos supercomplexos. Mas os computadores quânticos poderão quebrar esses códigos mui...